mOtNoiR: Independência de Kosovo

25 de fev de 2008

Independência de Kosovo


Passei a última semana tentando compreender, pelos jornais online brasileiro, que por sua vez se informam através de agências estrangeiras, o processo de independência de Kosovo, declarada no último dia 17. Descobri que a maioria da população da antiga provícia sérvia é de albanêses. Com uma população de quase 2 milhões de pessoas, a indepenência foi votada por 109 deputados.

Contrários à independência estão o sérvios, principalmente os jovens que fizeram bastante alvorosso nas ruas do país, dias depois da declaração, chegando, no dia 21, a incendiar a embaixada americana na capital da Sérvia. Eles consideram Kosovo como sendo o coração da Sérvia. Russia e China também se opoem. A Europa meio que se dividiu.

Os interesses em torno do fato não são evidentes, mas não deve ser boa coisa. A Albânia, através de seu primeiro-ministro, Sali Berisha, saúda os responsáveis pela independência do novo Estado:

"Queremos parabenizar todos os que contribuíram para esta independência, os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália e a Grã-Bretanha, mas também a Otan e todas as organizações internacionais que permaneceram do lado dessa liberdade”.

Tem gente vendo uma liberdade dessas se aproximando aqui da América do Sul.

E você o acha difícil?

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br